terça-feira, 31 de março de 2009

O Brasil já foi sério?

O Brasil não é um país sério. Essa frase batida e que nunca sai de moda, ecoa diariamente na minha cabeça, a cada passada de olhos nas manchetes dos jornais. Junto a ela me vem outra frase, que, na verdade, é uma pergunta, até quando?

Na última, a Polícia Federal prendeu diretores da Camargo Corrêa por doações supostamente ilegais a vários partidos políticos. O nome do PSDB ganhou os destaques da mídia, enquanto os nossos representantes políticos defendiam a prisão dos envolvidos. Eis que alguns dias depois é revelado que do mesmo relatório foram excluídas doações realizadas ao PT, o qual, diga-se de passagem, controla a PF.

Ainda na semana passada ganhou destaque a prisão da proprietária da Daslu, condenada à 94 anos de prisão pelos mais diversos crimes. Não tive acesso à sentença, que me parece um tanto quanto exagerada. Eliana Tranchesi teria sido condenada à pena máxima em todos os crimes dos quais era acusada, sendo ré primária, com bons antecedentes… Apenas como uma comparação despretensiosa, o famigerado Maníaco do Parque fora condenado a 107 anos de prisão por estupro e atentado violento ao pudor cometido contra 11 mulheres.

De certo a decisão será revista pela instância superior e a justiça restará desacreditada aos olhos do povo que dirá: “rico não vai preso”. O que seria de maior interesse à população como um todo: a prisão da inofensiva “Daslu” por 94 anos, sustentada atrás das grades  pelo erário público, dinheiro meu e seu, ou o confisco de parte de seus bens e uma pena justa?

A abominável politização de instituições sérias, ou que assim deveriam ser, como o Poder Judiciário e a PF, colocam uma pedra no fim do túnel, apagando as últimas luzes de esperança que o brasileiro poderia ter. A esperança que venceu o medo se cansou e nem é preciso que o último a sair apague a luz. A escuridão em que vivemos é total e não há que se falar em barulho que atrapalhe o sono, pois todos escolheram ser surdos, afinal.

Nenhum comentário: